domingo, 28 de junho de 2009

O Menino do Pijama Listrado

Em que se subsistem as diferenças entre as pessoas? Não falo da moral sobre a etnia, a condição econômica e social, ou ate religiosa que são um prato cheio para as redações de processos seletivos. Quero entender o que faz eu e você acreditar que aquela outra pessoa é diferente ou igual a mim. Por que eu a desprezo ou lhe tenho apresso? Hum... porque eu não entendo sobre sua etnia, condição econômica, social ou ate religiosa?
Queria entender porque escolhemos elementos tão superficiais para avaliar uma outra pessoa que as vezes pode ter mais coisa em comum conosco do que possamos imaginar. Se eu forçar bem a minha mente, posso imaginar que seja a inocência que me faz ver o melhor das pessoas, que me faz acreditar que eu tenho tanto a oferecer a ela quanto ela a mim. Uma vez ouvi dizer que a ignorância traz felicidade, e talvez isso também seja uma resposta. E não soa tão medíocre dizer isso quando de fato ignoramos a etnia, condição econômica e social ou ate religiosa da pessoa.
É difícil encontrar pessoas ainda inocentes porque, acredito eu, quando alguém percebe não ter a pureza e a sensibilidade que acompanha a inocência sente-se, ainda que não admita nem para si, desolado, sente-se vazio por não conseguir acreditar que somos, em algum ponto, iguais, por não conseguir acreditar que ela tem tanto a oferecer ao outro quanto o outro a ela. Como as pessoas, cuja maldade já foi despertada no coração, não querem estar sozinhas nem conseguem estabelecer uma boa relação com os que ainda conseguem ver semelhança entre os diferentes, o que passa a alimentar seu coração é desvirtuar os outros e os fazer esquecer o porquê de falar das flores, por isso o mundo vai ficando cada vez pior para se conviver em harmonia.


Mesmo sabendo que os bons morrem jovens, eu quero descobrir o que tem do outro lado da cerca.

2 comentários:

  1. Tem certeza que não quer viver disso? O mundo está perdendo uma grande jornalista =P

    TE AMO!!!

    MINHA escritora!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Baixinha.

    Adorei a forma como vc viu o menino do pijama listrado (e tavendo como um pouco de pressão é bom pra estimular a leitura?). Grande contribuição à SPM :)

    Vc é (quase) o maximo

    ResponderExcluir